DO BLOG DIÁRIOS DE BRASÍLIA

Direto de Brasília

22 de agosto de 2010 |

Klécio Santos

Feiticeiro

A decolagem de Dilma Rousseff nas pesquisas deixa evidente que o grande estrategista desta eleição é o presidente Lula. Foram concebidas pelo petista as principais decisões que fizeram de Dilma uma candidata não só competitiva, mas hoje capaz de bater já no primeiro turno uma grife como José Serra.
Para forçar uma eleição plebiscitária entre PT e PSDB, Lula primeiro tratou de tirar do páreo Ciro Gomes, um candidato que amenizaria a vantagem da ex-ministra no Nordeste e com força suficiente para arrastar a eleição para um arriscado segundo turno. Depois, o presidente enquadrou o PT nos Estados, cedendo a cabeça de chapa a aliados. Em dois dos principais colégios eleitorais, Rio e Minas Gerais, essa decisão se revelou exitosa.
Não bastassem os acertos de Lula, a sucessão de erros cometidos pelos tucanos ajudou a consolidar o favoritismo da ex-ministra. Oito anos de oposição de quase nada serviram ao PSDB e ao DEM, que não souberam se reinventar como força política e tampouco construíram um discurso que cativasse o eleitor. A seis semanas das eleições, é cada vez maior a falta de empenho por Serra nos Estados. Enquanto Lula é onipresente nas campanhas aliadas a governador, Serra está sendo escondido pelos candidatos da oposição, que temem perder votos diante da popularidade do presidente.

Marketing trapalhão

Na coleção de equívocos cometidos pelo PSDB, um dos mais bizarros é a tentativa de popularizar artificialmente a candidatura de José Serra. Antes do início da propaganda política, Serra participou de um típico churrasco na laje, no Rio. Na TV, porém, o programa exibiu uma favela cenográfica. Pior ainda é o jingle que reduz o tucano a Zé. Serra tem no nome uma das mais fortes marcas da política nacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s