Xô urubu!: diogo mainardi

PEGUEI DO ESQUERDOPATA

O fim de uma era de infâmia

Diogo Mainardi está saindo do país. Na sua crônica, brinca com o medo de ser preso. É medo real. Condenado a três meses de prisão pelas calúnias contra Paulo Henrique Amorim, perdeu a condição de réu primário. Há uma lista de ações contra ele. As cíveis, a Abril paga – como parte do trato. As criminais são intransferíveis. E há muitas pelo caminho.

 

Há meses e meses meus advogados tentam citá-lo, em vão. Foge para todo lado. A intimação foi entregue na portaria do seu prédio, mas os advogados da Abril querem impugnar, alegando que não foi entregue em mãos. Tudo isso na era da Internet, quando todo mundo sabe que ele está sendo procurado para ser intimado.
A outra ação, contra Reinaldo Azevedo, esbarra em manobras protelatórias dos advogados da Abril. A ação prosperou porque colocada no Fórum da Freguesia do Ó – região da sede da Abril. Os advogados da Abril insistem em transferi-la para a Vara de Pinheiros.
Minha ação de Direito de Resposta contra a Veja vaga há quase dois anos, devido à ação da juíza de Pinheiros. Primeiro, considerou a inicial inepta. Atrasou por mais de ano a ação. Em Segunda Instância, por unanimidade o Tribunal considerou a ação válida e devolveu para a juíza julgar. Ela se recusou, alegando que a revogação da Lei de Imprensa a impedia – o direito de resposta está inscrito na Constituição Federal.
No caso da ação Mainardi-Paulo Henrique Amorim, ela absolveu Mainardi, alegando que as ofensas não passavam de mero estilo de linguagem que não deveriam ser levadas a sério. O disparate da sentença foi revelado pelo próprio TJ-SP ao considerar que o autor merecia uma condenação de três meses de prisão.
O problema não é Mainardi. É apenas uma figura menor que, em uma ação orquestrada, ganhou visibilidade nacional para poder efetuar os ataques encomendados por Roberto Civita e José Serra.
Quando passar o fragor da batalha, ainda será contado o que foram esses anos de infâmia no jornalismo brasileiro.
Anúncios

9 pensamentos sobre “Xô urubu!: diogo mainardi

  1. DIOGO MAINARDI REPRESENTA O NOSSO “INTELECTUALISMO TUPINIQUIM”, QUE VIVE DA FEIA POBREZA NACIONAL. “ENTRETENIMENTO VAMPIRO”. TRATA-SE DE GENTE BEM PREPARADA PRA RIR MUITO MAL DE SI MESMA: POUCO TALENTO, “UM PROVOCADOR XULA”. TCHAU, MENINO EDUCADO! SINTO SAUDADES DO QUE NUNCA TIVE: UM “MACHADO BEM AFIADO DE ASSIS” PARA CORTAR ESSAS ASNEIRAS E ESCREVER “Cronicamente Inviável” e LINDO.

  2. Engraçado como ninguém pode falar mal do Lula que logo é rechaçado. Um cara que sempre ridicularizou e se opôs a Collor, Sarney, inclusive os chamando de ladrões, e hoje são seua aliados! Engraçado ou estraho?
    Collor e Sarney, sem falar em Jader Barbalho e outros, nunca entraram com ações contra o Lula. Mas falar mal do PT e do Lula, ah, aí é diferente, não é!? Ridículo!
    Por essas e outras que nunca mais votei no PT. Aliás, votar, hoje em dia, tá difícil. Viva a Marina, quem sabe!
    Mais, relativamente ao seu argumento de que 30 milhõe de braileiros estão na classe média, lhe pergunto: MAS QUE CLASSE MÉDIA??? Dos que ganham 2 mil reais? Isso é classe média?? Por favor!
    Antigamente existiam classe A, B e C. Depois resolveram colocar A, B, C, D, E e F. Aí é fácil dizer que brasileiros subiram de classe. Na minha terra isso se chama tapar o sol com a peneira.
    Outra, comparar o crescimento do governo Lula com os demais governos é covardia, sim, covardia, pois o momento mundial que o Lula pegou é outro completamente diferente do FHC. Isso que, se não fosse o FHC, nossa moeda está muito mais estável que outrora – não preciso lembrar que o Lula era contra o plano real, ou preciso?
    O Lula tem crédito? Claro que sim. Ele deu continuidade ao plano de FHC e colheu os frutos, foi inteligente, largou aquele ranço arcaico esquerdista e isso é louvável. entretanto, o que não concordo é espesinhar o governo antecessor.
    Lembra que o Lula dizia que era contra os programas de “bolsas”, pois dizia que era assistencialismo barato para angariar voto? E o que ele fez foi o quê? Por favor…
    Relativamente ao Mainardi, ah, deixa o cara escrever. Se ele te ofendeu escreve ofendendo ele. Esse negócio de calúnia, injúria e difamação deveria a muito ser expurgado do Código Penal, pois só dá trabalho para a polícia e de nada adianta, ninguém vai preso! Deixemos a liberdade de expressão fluir na mais ampla abertura, ou será que queremos (ou estamos lutando) pela volta da censura?
    No mais, um ótimo ano para vc. Sucesso.

  3. Dizem que Diogo Mainardi é o porta-voz da burguesia, embora ache o termo ultrapassado, assim como aquela bandeira ridicula da ex URSS, presente em todas as invasões dos sem-terra, afirmo que Diogo, que quase sempre escreve artigos de opinião sobre a roubalheira petista, não pode, neste caso, servir à burguesia, porque o Lula e os mensalões são burgueses, senão vejamos:
    Burgueses: Termo utilizado para designar os emergentes do velho mundo que não detinham títulos de nobreza (ou seja vindos da “ralé”), mas que possuiam dinheiro, e por consequente o poder…É ou não é a cara do Lula e dos seus companheiros? Vai fundo Diogo…

  4. Existem maneiras de se lutar contra regimes autoritários. Muitos foram que os que o fizeram sem colocar em risco a vida de pessoas inocentes, foram exilados, muitas vezes torturados, pagaram caro. Não importam os fins, para mim uma pessoa que pega em uma arma e planeja um sequestro sempre será uma bandida.

    Vocês usam do ditado “os fins justificam os meios” para explicar isso e muitas outras coisas e certamente esse governo abusa do mesmo expediente para fazer manobras sujas e entrar para a história como o governo mais corrupto a pisar nesse país. Nunca se ouviu tanto escândalo em tão pouco tempo.

    Sobre a saída de Diogo Mainardi do País, só prova mais uma vez que mesmo “dando murro em ponta de faca”, existem pessoas que nunca desistem e não saem da moralidade e legalidade para “lutar contra um regime”. Se Diogo Mainardi fosse como vossa candidata, ele certamente poderia sequestrar Dilma sob o confortável pretexto de que “os fins justificam os meios” mas ao invés disso, se exilou, exatamente, podemos fazer essa analogia, e está brigando pelo país lá de fora.
    Quando você diz que essas pessoas só tem voz pois “…Graças aos que lutaram contra o regime autoritário, contra a tortura, etc, etc”. Claramente vejo uma ponta de saudosismo nessa afirmação, posso facilmente imaginar você pensando em como seria bom se pudessemos simplesmente proibir essas pessoas de falar. Bem na direção da opinião do vosso “digníssimo” José Dirceu, que cunhou a seguinte frase essa semana “o problema do Brasil é o excesso de liberdade de imprensa”. Nenhuma surpresa na sua afirmação e nem na de Dirceu pois um governo que dá ouvidos e negocia com Chaves e Ahmadinejad, certamente está sendo coerente ao condenar a liberdade de expressão.

    Quanto à popularidade do governo Lula, isso, em um país sub-desenvolvido certamente não deve ser levado como parâmetro. Você que menciona luta contra regimes autoritários deveria saber que isso é típico de regimes populistas, como foi Getúlio Vargas e como é Chaves na Venezuela. A aprovação desses governantes também é grande mas se você usa isso como único parâmetro para definir a qualidade do governo, então mais uma vez não me surpreendo. Se seu modelo de qualidade é Hugo Chaves, nada mais coerente que você goste do Lula e vote na Dilma.
    Acho que vou começar a procurar um apartamento em Veneza …

  5. querido..
    só posso lamentar suas lamentações…e como uma cidadâ anonima, extremamente frustada, arrependida e decepcionada com a patifaria que o Lula, jose dirceu, Genoino, Ideli, e toda a quadrilha fizeram ao pais… a classe media nao existe mais….e eu sempre votei no Pt, andava com adesivo no carro e dentro do meu grupo social sempre os defendi… enalteci, valorizei. elogiei…hj virei piada…..foram anos de decepções…o povo esta deixando de ser burro… e cada semana ao ler o texto do Mainardi o orgulho de ser brasileira me preenche novamente…
    QQ CANDIDATO VAI SER MELHOR Q A DILMA…

    • Valéria,
      Graças aos que lutaram contra o regime autoritário, contra a tortura, a censura,as perseguições aos opositores e a liberdade de expressão é que vc pode ler e gostar, inclusive, de figuras tão abjetas quanto o parajornalista em foco.
      Vc faz parte do clubinho dos 6%…contra os 80% que aprovam o governo Lula, que quer vc goste ou não de seus resultados positivos( por preconceito ou ignorância), entre eles o de incluir 30 milhões de brasileiros na classe média, é dele, de suas ações e seus resultados, que vc se beneficia,mesmo não querendo admiti-lo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s