Brasil: o estado de uma nação

Segue abaixo importante estudo do IPEA – Istituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, sobre a realidade brasileira, na perspectiva do desenvolvimento humano.

Sua leitura nos traz informações e análises que nos fazem entender melhor o nosso grande país e sua sociedade.

DO SÍTIO DO IPEA

O estudo tem por objetivo apresentar à sociedade, de maneira acessível, uma sistematização do conhecimento disponível sobre realidade brasileira que ajude a avançar em termos de desenvolvimento humano. Trata-se de responder a quatro grandes questões: (i) quem somos nós, brasileiros, ou, em outras palavras, quais são os traços idiossincráticos, vantagens comparativas e limitações que conferem identidade própria ao nosso processo de desenvolvimento humano; (ii) em que ponto estamos no processo de desenvolvimento humano, ou dito de outra maneira, oferecer um quadro detalhado de como anda e também como têm evoluído as diversas dimensões do desenvolvimento humano em nosso país; (iii) onde queremos chegar neste processo de desenvolvimento humano. Para responder a tal pergunta, mais importante do que definir metas fechadas é ter conhecimento sobre a compatibilidade de diversos resultados e todos os conflitos envolvidos (trade-offs); e (iv) como devemos prosseguir para chegar aonde queremos.
Portanto, o que se pretende é que Brasil: o estado de uma nação apresente à sociedade um mapa dos diversos caminhos alternativos e os conflitos entre as diversas opções de modoa incrementar o processo de desenvolvimento humano.

Publicação 2007

Publicação 2006

Publicação 2005

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s