Artista denuncia maracutaia em Ponto de Cultura de Itajaí

Segue abaixo a íntegra do manifesto do artista plástico, cenógrafo e bonequeiro, Luis Melo, denunciando irregularidades na administração do Ponto de Cultura onde funciona o NEFA – Núcleo Experimental de Formas Animadas.

MANIFESTO DO ARTISTA
Itajai-SC
Venho por meio desta manifestar a atual situação administrativa do Ponto de Cultura N.E.F.A (Núcleo experimental de formas animadas) e de minha participação.
Meu nome é LUIS MELO, artista plástico, cenógrafo, bonequeiro, especializado em alegorias, com mais de 15 anos de experiência na realização de projetos artísticos, realizados e executados em vários municípios do estado de SC e do Brasil. Resido em Itajaí desde 2003, quando neste mesmo ano iniciei meu primeiro trabalho na cidade através da confecção de alegorias da escola de samba Unidos de Loca, no carnaval daquele ano.
Em junho de 2006 Meu Ateliê, Luis Melo Arte, uniu-se em parceria com a Cia.Etc e Tal manipuladora de formas, na pessoa do ator Cidval Batista Junior, formando assim o projeto (N.E.F.A) Núcleo experimental de formas animadas. No ano de 2009 pleiteamos e participamos do edital de pontos de cultura do MINC, para Santa Catarina onde fomos aprovados, e elegemos o Sr Cidval, diretor da Cia.Etc e Tal manipuladora de formas como administrador, por conta de impedimentos documentais exigidos no edital, pois sou Uruguaio de nascimento, vindo para o Brasil com apenas 14 anos de idade, porém, tendo meus documentos Uruguaios.
A proposta do ponto de cultura foi idealizada com a finalidade única de prestar serviços à comunidade, para efetivar um sonho de uma arte ativa e integrada na relação com outros artistas e comunidade.
Estavam previstas no escopo do projeto, aplicabilidade de ações tais como: Maracatu, Capoeira, Teatro, Cinema, Contação de história, Música e outros, inclusive oficinas, por mim ministradas, das quais, até o momento, nenhuma destas atividades foram sequer iniciadas, tudo por ingerência e descompromisso da parte do Administrador, Sr. Cidval Batista.
Fazem exatos (03) Três meses que o Sr. Cidval não comparece ao Núcleo, paralisando todas as atividades do ponto, tendo o mesmo, inclusive manifestado intenção de transferir a estrutura do ponto de cultura para a residência em que mora para somente manter seu núcleo. E assim o foi.
O ponto até hoje não dispõe dos equipamentos necessários para o funcionamento pleno das atividades, contamos apenas com o espaço, pois os equipamentos até hoje não foram adquiridos e menos ainda dada uma perspectiva ou seja, sem explicações aparentes , uma vez que a verba já foi liberada e está na conta .
Portanto venho pedir desculpas aos senhores conselheiros artistas e comunidade que acreditaram no projeto proposto pelo meu Ateliê e a companhia ETC e Tal (N.E.F.A) pois por falta de comunicação e por força de interesse escusos do agente cultural que se propôs a fazer a gerencia do projeto, deixando a comunidade desejosa por desfrutar do projeto financiado com dinheiro publico.
Eu Luiz Melo em nome de todo o Ponto de cultura (N.E.F. A) Núcleo experimental de formas animadas, vimos a publico através deste Conselho Municipal de Cultura e da Prefeitura Municipal de Itajaí , pedir a urgente intervenção administrativa do ponto de cultura sob pena de processo administrativo pelo Ministério da Cultura questionando a capacidade de execução da proposta por parte da Secretaria de Cultura junto ao ponto de cultura.
Eu e os artistas participantes, juntos da comunidade, nos sentimos desapontados com o rumo das perspectivas apontadas no presente, onde fomos excluídos de um processo de execução do projeto nos sendo negada a participação no mesmo, inclusive, com rompimento entre nós por parte do Sr. Cidval Batista. Eu, enquanto artista emprestei todo o meu currículo para corroborar na proposta, fazendo toda uma articulação no município e me vejo agora, entre a cruz e a espada, pois meu nome esta sendo usado indevidamente por pessoas de interesses mesquinhos e egoísta.
Pedimos a colaboração de todos para que juntos possamos concretizar este sonho que é possível e que nossos artistas e comunidade tanto anseiam.
Boletim de Ocorrência: Na reunião do conselho 21 de Dezembro de 2009 fui convidado pelo COMUC a propor projeto dentro da programação do 150 anos de Itajaí .
Foi proposto por mim, portanto, ministrar oficinas de alegorias com profissionais junto as comunidades de Itajaí para a confecção de carros alegóricos comemorativos aos 150 anos de Itajaí, projeto este, que envolveria diversos setores da sociedade como o CDL . Onde o objetivo seriam os frutos das oficinas gerados pela comunidade e transformadas em alegorias para a apresentação no desfile das comemorações do aniversario de 150 anos de Itajaí.
Este projeto foi apreciado pela comissão e aprovado pela mesma, tendo sido modificado e desvirtuado na sua essência pelo Sr. Cidval que se propôs a me ajudar administrando o projeto quando na verdade ele me excluiu do meu próprio projeto terceirizando a execução do mesmo por pessoas de fora da cidade, sem currículo e inexperiente, me causando enorme transtorno pelo uso indevido do meu nome nas relações com os poderes públicos e comunidade, respondendo por mim sem meu consentimento, inclusive levando outra pessoa na apresentação do projeto no conselho, por nome Max Rainert, vindo de Florianópolis, sem meu conhecimento, de que teríamos esta apresentação,tudo feito em segredo, onde fiquei sabendo mais tarde que tinham aprovado o meu projeto com todas as atividades propostas por mim, quando que na verdade eu até agora não tenho nenhum conhecimento de como se esta dando o andamento muito menos participando da execução do mesmo, por falta de comunicação e de transparência do Sr. Cidval que tomou o projeto como sendo dele usando meu nome(È Como se fosse voar sem o piloto) fico constrangido que nessa fase da minha vida, com todas as minhas aspirações artística e diante de uma comunidade inteira eu tenha que passar por pessoas deste nível e admitir que demos as mãos as pessoas erradas, e me vejo obrigado a responder por tudo isso…confesso tenho minha culpa! Pois cai numa armadilha da qual me vejo em “cheque mate “. Peço a participação de todos a esta discussão e resolvamos juntos este imbróglio que não pode ser só meu.
Eu e a comunidade não merecemos esta situação que estamos enfrentando juntos, pois tenho nestes projetos, anos de pesquisa e construção de uma formação artística que vejo ruir entre meus dedos por falta de honestidade dos parceiros que se aproximaram de nós.
Sem mais para o presente momento, agradecemos a atenção dispensada e nos disponibilizamos para maiores esclarecimentos.
LUIS MELO. (N.E.F.A)

Anúncios

7 pensamentos sobre “Artista denuncia maracutaia em Ponto de Cultura de Itajaí

  1. Ridiculos comentários, é tão fácil falar quando não se faz porcaria nenhuma.
    Cidade mesquinha de pessoas mesquinhas, gostaria de saber qual dos grupos da cidade além do Etc e Tal do Sr. Cidval Batista Junior (o citado desonesto), que fazem 70 apresentações por ano na comunidade.
    Ah mas claro que vocês não devem de saber disso, afinal ocupam a maior parte do tempo falando besteira e tentando afundar o trabalho dos outros.
    E mesmo depois de este tempo todo ter passado, ainda é possível ouvir comentários maldosos. Esta situação seria engraçada se não fosse tão rídicula e mesquinha.
    Espero sinceramente que a Cultura que vocês dizem tanto representar “afunde e se afogue com todos vocês” , pois se isso é estar representando a Cultura amigos, agradeço e com certeza não fara diferença nenhuma para a população, que é quem deveria ser o interesse de todos.

  2. Beto Severino e Lourival Andrade serão nomes para sempre lembrados na história cultural de nossa cidade. Pena que a cultura não vai evoluir com Jandir. Tenho certeza que Lourival e Beto gostariam de serem lembrados como portais e não como passado ideal. Esse governo não respeita nada que se constrói. Sempre destruiram todas as conquistas da sociedade para atender amigos de fé, bola e dominó. Lemebro de um adesivo que o PP fez quando perdeu as eleições para Luiz Henrique: “Para se dar um grande salto pra frente precisamos da uns passo pra trás.” Por certo fizeram esse adesivo olhando para o espelho.

  3. Realmente uma pena que dinheiro público venha sendo empregado dessa maneira…

    Por que clientelismo, oportunismo?

    Isso tem que ser investigado. O Minc tem que saber o que acontece aqui em Itajaí ness eponto de cultura.

    E a Fundação ainda permite e participa essse desrespeito com a comunidade.

    Dignidade para a cultura!

  4. Nós da dança também estamos perplexos com o retrocesso da cultura em Itajaí. Saudades do Lourival, Saudade do Volnei. Agora esse NEFA aí tá bem mal na fita mesmo, e eles fizeram campanha pro Jandir junto com a Denise da Luz o marido dela e o tal Max Reinert que xinga todo mundo. A Susi Bellini sabe disso ?

  5. Lamentável mesmo !! É lamentável que artistas de teatro se sujeitem a velha política do apadrinhamento. Nomes como Denise da Luz / Antonio Carolos Floriano / Cidval Batista / Max Reinert / Cidval Batista são uma vergonha para o Teatro Itajaiense.

  6. É lamentável o que acontece no espaço NEFA. É vergonhoso e imoral. Enquanto a maioria dos artistas itajaienses trabalham e lutam pela cultura da cidade outros preocupam-se em encher seus bolsos. Até quando essa situação ficará assim?

  7. Essa é a apenas uma das coisas que ocorrem nesse local. A sociedade civil, a Fundaçã Cuttural e Fundação Genésio Miranda Lins deveriam ver de perto essa situação. O NEFA hj é um deserviço ao teatro de Itajaí. Esse mesmo local que está fechado aprovou um Convênio de 10 mil reais da prefeitura e recebeu o maior valor de aprovação de projetos individuais de grupos de teatro em projetos da lei de incentivo. Um caso claro e explicito de apadrinhamento. Um desrespeito com os Grupos de Teatro de Itajaí.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s